Páginas

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Um espetáculo

Neste domingo o grupo de teatro Elementos em Cena fez a última apresentação da curta temporada de Terragon que foi encenada na Fundação Cultural de Blumenau de 23 a 27 de setembro. O auditório Carlos Jardim estava lotado de um publico jovem e alternativo – típico espectador de obras teatrais.
Terragon é uma releitura de Antígona, um épico de Sófocles, que tem como temática a dignidade humana relacionada com a terra, além de trazer à reflexão a máxima “de onde viemos e para onde vamos”. A protagonista Antígona luta contra o poder absoluto do rei que a proíbe de enterrar seu próprio irmão e por isso é condenada a passar o resto de seus dias num poço de lama. Ismênia, sua irmã, representa o conformismo do povo à sua condição de comandado, ao tentar persuadi-la a aceitar a situação. Há ainda o romance, representado pelo filho do rei que é apaixonado pela protagonista e tenta persuadir o pai a desistir de suas maldades e é duramente repreendido.
Toda a trama é narrada por um oleiro cego que interage com o público de forma filosófica.
A curta temporada foi experimental, mas o grupo pretende sair em turnê com a peça por todo o estado e eles têm material para isso. Apesar de não ter tido apoio, além da Fundação Cultural, o Elementos em Cena mostrou que é possível fazer teatro independente e surpreender a platéia com uma obra bem produzida.

Nenhum comentário: