segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Que tal chamarmos as coisas pelo nome que as coisas são?

Até quando alimentaremos nosso complexo de inferioridade?


Hoje eu estava folheando uma revista, dessas de tecnologia e novas mídias, e passando pela página de ‘expediente’ me deparei com um profissional com nome diferente - ao menos para mim - o Publisher.
Mas o que diabos faz um Publisher?
Corri procurar no pai dos burros (que não é o Aurélio. É o Google, certo?). Bem, as três primeiras páginas trouxeram informações sobre o programa da Microsoft (eu também não conhecia), uma espécie de editor de conteúdos para gráficas.
Enfim, mais algumas tentativas e começaram a surgir as definições do que é um Publisher. Resumo da ópera: é o chefe do comercial, o cara responsável por vender espaços publicitários e fazer o marketing institucional das editoras, e redes de televisão.
Lembro-me que trabalhei numa central de vendas via telefone (sim, Call Center), onde supervisor era chamado de Back. Simples assim. Na época uma colega fez um curso que a empresa ofereceu e quando recebeu o certificado, deparou-se com a seguinte frase: “Certificamos que Fulana de Tal participou do curso para Backs, com carga horária de...”. Ela ficou indignada, pois não poderia incluir esse curso em seu currículo, não sem ter que explicar o que é um Back às pessoas que não estão familiarizadas com o termo.
Pergunto-me: Porque damos nomes americanizados às coisas que já tem nome em português? Até quando vamos viver nessa de que o que é gringo é mais moderno, mais bacana? Até quando alimentaremos esse complexo de inferioridade?
Porque não chamar as coisas pelos nomes que as coisas são, ora bolas?

Um comentário:

M. Sueli Gallacci disse...

nossaaaaaa, não imagina como adorei esta postagem!

E eu que pensei que esta opinião era exclusiva minha!

Odeiooo essas denominações do Tio Sam, fica parecendo que somos frustrados de termos nascidos aqui e não lá... Será que sentimos vergonha do nosso idioma Tupiniquim?

Francamente...

Belo post, parabéns!

Bjo Gde.