quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Livro bom. Ótimo filme

Bilionários por acaso - A criação do Facebook não é o tipo de livro pelo qual eu desembolsaria R$49,00 só para acompanhar a lista de best-sellers do The New York Times - aliás eu sou avesso a essas listas de mais vendidos, mais ouvidos, mais cotados...- um pouco porque sou ranzinza por natureza, mas também porque tento me "proteger" das armadilhas do mercado. Bem, mas aí vem o Amigo Secreto de final de ano e coloca em minhas mãos uma bela surpresa: ganhei esse livro de presente e descobri uma reportagem biográfica interessantissíma.

O cerne da obra é a intriga entre os dois amigos que criaram a maior rede de relacionamento virtual do mundo e uma das empresas mais inovadoras e lucrativas de todos os tempos, o Facebook. Eles são, Mark Zuckerberg, um nerd americano de classe média e Eduardo Saverin, um brasileiro rico, radicado em Miami desde a adolescência.


Superficialmente, eu já tinha conhecimento da história de Mark Zuckerberg - talvez tenha visto algum perfil dele numa dessas revistas que a gente corre o olho nessas tediosas salas de espera em consultório de dentista - e até me surpreendi com a forma quase por indução que ele teve a sacada para a criação do Facebook, mas me encantei especialmente com a narrativa de Mezrich, que fez uma reportagem recheada de licenças literárias, dessas que fazem a leitura ser prazerosa, interessante: "Lá de cima o homem parecia pequeno e encurvado por trás do púlpito, seu rosto perto demais do microfone (...) Seu cabelo em forma de cuia escorria em direção aos olhos e seus óculos gigantes...". Depois de dois parágrafos ele revela que o cidadão aí era o Bill Gates discursando em Harvard. Aliás esse livro é uma ótima maneira de "conhecer" um pouco do interior de uma das universidades mais respeitadas do mundo, dizem, a que mais forma gênios.

O Filme

Bueno, estando na metade do livro, lá fui eu ver o filme. Não podia correr o risco de ele sair de cartaz, afinal está competindo com Potter e o Capitão Nascimento, e eu moro em Blumenau - aqui os filmes têm giro rápido quando não são essas franquias adolescentes e pegajosas... É um filme ótimo, retrata bem o que Mezrich descreve, com narrativa rápida, além de, assim como o livro, mostrar Harvard como um dos personagens centrais da trama. Recomendo.

A Rede Social retrata um drama da comunicação em nosso tempo: garantir os direitos sobre propriedade intelectual na internet tem sido o grande desafio das legislações ao redor do mundo. Zuckerberg foi acusado por colegas de ter roubado a idéia deles para lançar a maior rede social do mundo (500 milhões de usuários e valor de mercado de 25 bilhões de dólares. Está bom pra você?). Tanto no livro quanto na película os autores não deixaram claro quem estava certo nessa briga. O fato é que Zuckerberg pagou uma indenização milionária aos colegas e seu site o transformou no bilionário mais jovem da história. 

Coincidentemente, um ótimo roteiro para Hollywood

A trama toda é contraditória e intrigante, pois um nerd com problemas de convívio social cria a maior rede de relacionamento da internet e essa rede de amizade acaba por trazer a inimizade entre ele e seu melhor amigo, Eduardo Saverin, que inclusive financiou a aquisição dos primeiros provedores e transformou a idéia num empreendimento lucrativo ao vender os primeiros anúncios. Isabela Bocov, a repórter de cinema da revista Veja, analisou que Mark Zuckerberg é tratado no livro e no filme "como um mito da sociedade contemporânea".

O autor

Diz a contracapa que Ben Merzich, o autor do livro que inspirou o filme, é formado em Harvard e escreveu vários best-sellers. Também é colunista do Boston Common e colaborador da revista Flush. Eu penso que ele é um jornalista visionário. Imagina se cada usuário do Facebook comprar um exemplar do livro...

3 comentários:

Fábio Ricardo disse...

Bateu uma certa curiosidade. Como sou, assim como você, avesso a essas coisas de momento, vou esperar o filme sair em DVD.

Tety disse...

Quando seu amigo secreto me disse que eu saberia melhor que ele o que o amigo secreto dele gostaria de ganhar, eu logo imaginei quem seria...
E qnd ele pegou esse livro ai eu tive certeza!!! Sabia que vc gostaria!!

:)
Bjoss

@liananf disse...

Esse livro é ótimo! Eu gostei mto... preciso de inspirações que nem esse post seu pra concluir o meu pré-tcc hahaha...

abraços!

PS: Recomendo agora pra vc ler, O EFEITO FACEBOOK!