Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Jaime Batista da Silva e o jornalismo digital em Blumenau

http://www.jaimebatistadasilva.blogspot.com/
Experimente pesquisar no Google as seguintes frases: “notícias de Blumenau”, “fotos de Blumenau”, “Blogs de Blumenau”... Você verá que entre os primeiros listados está sempre o blogueiro Jaime Batista da Silva.

Se existe um caso de sucesso na internet na cidade é o Jaime. Sem nunca ter cursado uma faculdade de Jornalismo, ele é hoje um dos mais atuantes repórteres da internet na região. Ele próprio se define como “repórter fotográfico voluntário”. Isso porque é bancário, não sobrevive das imagens que capta e distribui.

Além de gerar conteúdo para seu próprio blog, o blogueiro tem o maior prazer em divulgar Blumenau e região para todo o Brasil através de sites que permitam a participação dos leitores, como o VC Repórter, do Portal Terra.

Falando sobre jornalismo colaborativo a jornalista e pesquisadora Ana Brambilla citou o Jaime dizendo que nesse caso “a proposta vai além da mídia espontânea. É um caso evidente de enlace social. Não restam dúvidas de que Jaime se orgulha em ser colaborador do VC Repórter.” É que a internet permite essa troca que, para muitos, é mais benéfica do que o salário recebido pelo jornalista “tradicional”. O Portal ganha um colaborador dedicado e lucra com isso (do contrário não conseguiria atingir e interagir com diferentes públicos nos mais longínquos lugares com custo mínimo) e ele ganha prestígio na comunidade onde vive.

Através de seus blogs, cidadãos como Jaime Batista da Silva podem informar, as vezes com mais rapidez que os grandes grupos de comunicação. Em Blumenau os portais de notícias como Santa , do Jornal de Santa Catarina e Analise em Foco (que já nasceu digital) são atualizados com menos freqüência que o blog dele, apesar da credibilidade e do profissionalismo empregados na elaboração desses canais. Isso se deve aos custos para manutenção e à logística, mas também ao conservadorismo da mídia tradicional na região que ainda não vê na Web uma forma de manter seu padrão jornalístico aliado aos interesses comerciais - o Santa não tem equipe dedicada somente ao on-line e nem todos os profissionais que fazem o Análise se dedicam exclusivamente ao site. 

Com isso o blog do Jaime é o mais acessado da cidade. Porque isso acontece? É algo a se analisar, mas, genericamente, me arrisco a dizer que, além do caráter amador e despretensioso e do constante abastecimento de informações, um fator decisivo para esse sucesso é o fato de ele se utilizar de redes sociais como Twitter e Facebook para interagir [de verdade] com seu público, respondendo e-mails, facilitando a postagem de comentários, participando das comunidades, mostrando que produz para seu público e está ao lado dele.

Jaime prova que é sim possível cativar um público que está cada vez mais ligado no mundo virtual e que anseia pela interatividade, por participar da notícia e não ser mero espectador, tendo em vista que hoje as empresas de comunicação já não competem somente entre si, “mas também com a sabedoria coletiva e com a diversidade de informações de todo o mundo on-line”, como escreveu Chris Anderson em seu Cauda Longa (2006).

Nenhum comentário: