domingo, 1 de maio de 2011

Movendo a notícia: você editor


Divulgação
Você quer estar por dentro de tudo que realmente interessa, mas está sem tempo ou sem paciência para navegar pelos portais de notícias?
Então você precisa conhecer o Menéame (lê-se menêame), uma rede social [somente] em língua espanhola onde as notícias destacadas foram promovidas pelos usuários. Quanto maior o grau de relevância de uma notícia, maior a probabilidade de encontrá-la nas primeiras páginas. Assim, quando um presidente faz um pronunciamento sobre algum assunto que atinja o maior número de pessoas, por exemplo, (por lógica) as reportagens sobre o discurso estarão destacadas nessa mídia social.

Do espanhol menear, significa mover/movimentar. Com um cadastro simples qualquer internauta pode fazer parte da comunidade e sair meneando. Todo usuário pode ter o gadget em seu site e, a partir daí, ver suas notícias serem promovidas por seus leitores.

Mas, não é somente a quantidade de meneos que define quais notícias serão promovidas e a posição delas no Menéame. Por exemplo: 200 internautas menearam a notícia A e apenas 50 deles são usuários cadastrados. Já a notícia B foi meneada por 100 pessoas e, dessas, 85 são usuárias do Menéame. Resultado: a notícia B será promovida. A própria equipe define essa equação como complexa.  

Que Karma...

Cada usuário cadastrado que envie histórias (posts, notícias, etc.) tem sua pontuação, chamada Karma, que é o resultado de suas atividades na rede. Significa que seu Karma pode ser positivo ou negativo, conforme a reação da comunidade aos teus envios.
Todos os usuários logados tem acesso ao valor do Karma de quem envia uma notícia, isso significa que um usuário que tiver Karma mais positivo tem maior credibilidade.

Tipos de usuários

Existem 5 tipos de usuários do Menéame: normal, especial, administrador, blogger e God.
Usuário normal é aquele que se registra no meneame.com e pode enviar notícias. Quando alcança 80% do Karma possível  ele se torna Special: já tem o poder de editar notícias - aceitar ou não aquelas que estão na fila de espera, que foram meneadas pela comunidade.
O Admin tem a função de promoção digital, tem os mesmos poderes que o Special com a diferença de que pode descartar notícias manualmente.
O usuário blogger tem o mesmo poder do admin, pois ele é um criador de conteúdo, e não corre o risco de cair de categoria.
O usuário God tem todos os poderes dos anteriores, porém pode ver os perfis de todos os tipos de usuários, independente da hierarquia, sem que suas atividades sejam vistas pelos demais (somente God pode ver God).
Em tempo: os comentários não podem ser editados ou apagados por nenhum dos tipos de usuários. Ninguém pode modificar o Karma das notícias ou alterar seus próprios votos.

Porque utilizar o MENÉAME?

A relevância do Menéame é justamente essa hierarquia onde cada tipo de usuário tem o poder de vigilância sobre as atividades dos que estão nas categorias abaixo. Como todos querem crescer a tendência é que isso torne o processo equilibrado e ético. Isso a torna uma rede social de compartilhamento e promoção de notícias séria, com rapidez e credibilidade.
Os blogueiros e editores de portais de notícias podem utiliazá-la como "termômetro" de popularidade de seus textos. Afinal o ranking está ali, disponível para todos.
Apesar de ser uma febre nos países hispanos (sobretudo na Espanha), o Menéame ainda não está disponível em português.

Nenhum comentário: